|

Perguntas mais frequentes

FAQs
  1. O que é o "alojamento" de um site?
  2. Não basta registar o domínio?
  3. O que é um domínio?
  4. Porque é que necessito de alojar o meu site depois de registar o domínio?
  5. Quanto tempo demora a registar um domínio?
  6. Quanto tempo demora a activar o alojamento para o meu site?
  7. Vocês registam qualquer tipo de domínios?
  8. Posso transferir um domínio que já tenho para os vossos servidores?
  9. O que é necessário para transferir um domínio para a vossa administração?
  10. Quanto tempo demora até o domínio estar activo?
  11. Tenho acesso ilimitado para alterar as páginas do meu site?
  12. Posso ter domínios de terceiro nível?
  13. O que é um domínio "park"?
  14. O que é um "domínio adicional"?
  15. O que é um "domínio de terceiro nível"?
  16. Posso ter domínios diferentes a apontar para directorias do meu site?
  17. Como é que faço para colocar as minha páginas no servidor?
  18. Posso ligar-me por FTP ao meu site através do browser?
  19. Já registei o meu domínio mas ainda não funciona?
  20. Quais são os vossos servidores DNS (Domain Name Servers)?
  21. Posso usar os vossos servidores DNS?
  22. Já estou ligado por FTP. Onde coloco as minhas páginas?
  23. Posso aceder ao meu domínio com e sem o "www"?
  24. Posso usar o meu site para serviços comerciais?
  25. Posso colocar "conteúdo para adultos" no meu site?
  26. Posso subdividir e revender parte do espaço do meu site?
  27. Posso registar domínios diferentes, com FTP independentes, usando o meu espaço?
  28. Posso ter outros domínios que redireccionem o visitante para a página principal do site?
  29. Vocês alojam páginas ASP E .NET?
  30. Vocês alojam páginas PHP?
  31. Vocês suportam bases de dados MySQL?
  32. Quais as diferenças entre servidores Linux e Windows?
  33. Uso um computador Windows. Tenho que alojar o site em servidor Windows?
  34. É necessário ter conhecimentos de Linux para alojar o site em servidor Linux?
  35. Que tipo de painéis de administração usam?
  36. Quais as diferenças entres painéis de administração cPanel e Plesk?
  37. Perdi a minha password cPanel. O que devo fazer?
  38. Perdi a minha password Plesk. O que devo fazer?
  39. Não sei construir o meu site. O que posso fazer?
  40. Como é que configuro os meus e-mails?
  41. Qual é o meu servidor POP3 (servidor de correio a receber)?
  42. Qual é o meu servidor SMTP (servidor de correio a enviar)?
  43. Como é que configuro as contas de e-mail no meu Outlook Express?
  44. Posso fazer spam através dos vossos servidores?
  45. Os vossos servidores têm anti-vírus?
  46. Os vossos servidores têm anti-spam?
  47. Vocês fornecem serviço de acesso à Internet?
  48. Os vossos servidores suportam bases de dados Access?
  49. Que tipo de servidores vocês usam?
  50. Onde estão alojados os vossos servidores?
  51. Qual a necessidade de ter IP próprio no meu site?
  52. O vosso suporte técnico funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana?
  53. Em caso de problemas técnicos o que devo fazer?
  54. Que tipo de condições existem para alojar o meu site na FASTORE?
  55. A Servidorpt Systems tem alguma coisa a ver com a FASTORE?
  56. Mudei os meus contactos. Devo avisar a FASTORE?
  57. Como posso proceder a um pagamento?
  58. Como posso aceder aos meus e-mails através de um Webmail?

    O que é o "alojamento" de um site?

    Em termos simples, é o espaço que configuramos para si nos nossos servidores, ligados 24 horas por dia à Internet, em que poderá colocar as suas páginas, imagens e outros ficheiros que serão depois consultados por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, que esteja também ligada à Internet, escrevendo apenas o seu domínio.
    [voltar às perguntas]


    Não basta registar o domínio?

    Registar um domínio e alojar um site são serviços muito diferentes. No primeiro caso está a registar um nome que servirá para identificar o seu site na Internet, para ter os seus e-mails personalizados, etc. Por exemplo, nós registamos o nosso domínio FASTORE.pt. Depois de registado o domínio é necessário alugar um espaço, em servidor ligado à Internet, para que esse domínio esteja associado a um site. No site é que irá colocar todas as suas páginas, imagens e outros ficheiros que entenda. Em termos "comparativos", registar um domínio é quase como registar o nome de uma empresa no Registo Nacional de Pessoas Colectivas, só que na Internet onde é mais fácil, e depois o alojamento do site é como alugar um espaço comercial onde vai exercer a sua actividade.
    [voltar às perguntas]


    O que é um domínio?

    Cada computador ligado à Internet necessita de um endereço para ser localizado pela linguagem da rede chamada de IP ou Internet Protocol. Os endereços IP são compostos por uma sequência de números, como por exemplo 213.63.133.150. Para consultar um site Internet o seu navegador (browser) necessita do endereço IP onde o site está alojado. Como endereços de IP não são fáceis de memorizar, o recurso é a atribuição de nomes que facilitam a memorização e localização não só de sites, mas de qualquer coisa que se deseje achar na rede. Estes nomes são normalmente chamados de "domínios” (por exemplo: FASTORE.pt é o nosso domínio). Um domínio é composto de duas partes: o nome e o top level domain (TLD). Por exemplo em FASTORE.pt, FASTORE é o nome e .pt é o TLD. O registo de um domínio é muito importante para a imagem de uma empresa, especialmente para usar nos seus contactos de e-mail personalizados.
    [voltar às perguntas]


    Porque é que necessito de alojar o meu site depois de registar o domínio?

    Porque apenas registar o domínio não é suficiente. Registar um domínio e alojar um site são serviços muito diferentes. No primeiro caso está a registar um nome que servirá para identificar o seu site na Internet, para ter os seus e-mails personalizados, etc. Por exemplo, nós registamos o nosso domínio FASTORE.pt. Depois de registado o domínio é necessário alugar um espaço, em servidor ligado à Internet, para que esse domínio esteja associado a um site. No site é que irá colocar todas as suas páginas, imagens e outros ficheiros que entenda. Em termos "comparativos", registar um domínio é quase como registar o nome de uma empresa no Registo Nacional de Pessoas Colectivas, só que na Internet onde é mais fácil, e depois o alojamento do site é como alugar um espaço comercial onde vai exercer a sua actividade.
    [voltar às perguntas]


    Quanto tempo demora a registar um domínio?

    Se se tratar de um domínio internacional, tipo .com, .net, biz, .org, etc, o registo é efectuado em minutos, se o domínio estiver disponível, sem burocracias, e após a confirmação do pagamento. Caso se trate de um domínio .pt, demorará um pouco mais, talvez 3 ou 4 dias, devido às burocracias (que achamos totalmente desnecessárias) impostas pela FCCN, uma instituição administrada pelo Estado Português.
    [voltar às perguntas]


    Quanto tempo demora a activar o alojamento para o meu site?

    O serviço de alojamento será activado em menos de 4 horas, durante os dias úteis, no horário de expediente, a partir da confirmação do seu pagamento.
    [voltar às perguntas]


    Vocês registam qualquer tipo de domínios?

    Sim. Veja, por favor, a nossa área de registo de domínios. Se o tipo de domínio que pretende registar não está aí mencionado, por favor contacte o nosso departamento comercial.
    [voltar às perguntas]


    Posso transferir um domínio que já tenho para os vossos servidores?

    Sim. O processo de transferência dependerá sempre da empresa onde o seu domínio está registado. Normalmente bastará que solicite a essa empresa que alterem os servidores DNS registados com o seu domínio para os nossos servidores DNS. A maioria das empresas de registo de domínios faculta um endereço onde poderá, com um login e password, proceder a essa alteração directamente. Os nossos servidores DNS são os seguintes:

    Primário:
    DNS1.SERVIDORPT.COM
    77.91.200.101

    Secundário:
    DNS2.SERVIDORPT.COM
    77.91.201.102

    Recomendamos que mantenha o serviço de alojamento com a actual empresa até ter a certeza que o processo de transferência ficou completo. Nós fornecemos um endereço provisório para que possa começar a trabalhar no seu "novo" site. Todos os e-mails e páginas web, manter-se-ão acessíveis através do seu "antigo" site até que a alteração de DNS esteja completa. Quando a empresa onde o domínio está registado confirmar que completou o processo de transferência dos servidores DNS, recomendamos um período de espera de 24 a 72 horas até que esteja tudo concluído e a difusão mundial esteja completa. Será tudo automático e o seu site nunca sairá do ar nem perderá os seus e-mails. Assim que o processo esteja completo, no final desse tempo, deverá contactar a empresa onde o domínio estava alojado, para que o apaguem dos servidores. Se estiver a usar a mesma empresa para o acesso à Internet, não terá acesso à nova conta de alojamento usando o seu domínio enquanto eles não alterarem, ou apagarem, os registos de DNS.
    [voltar às perguntas]


    O que é necessário para transferir um domínio para a vossa administração?

    Dependerá do tipo de domínio. Caso se trate de um domínio internacional tipo .com, .net, biz, .org, etc, será necessário que contacte a empresa onde o domínio foi registado e solicite que desbloqueiem o sistema de bloqueio de transferências. Após isso iniciamos um pedido de transferência e receberá dois e-mails a solicitar autorização para essa transferência. Bastará responder afirmativamente a ambos e o processo ficará completo em cerca de uma semana. Se se tratar de um domínio .pt, por favor consulte as instruções específicas existentes na nossa área de registo de domínios.
    [voltar às perguntas]


    Quanto tempo demora até o domínio estar activo?

    Entre 24 a 72 horas após a confirmação de transferência, ou de registo, do domínio por parte da entidade ou empresa responsável. É o tempo da propagação mundial. É algo que não depende de nós mas apenas da própria Internet.
    [voltar às perguntas]


    Tenho acesso ilimitado para alterar as páginas do meu site?

    Sim. Poderá alterar as suas páginas a qualquer hora, em qualquer dia, e durante o tempo que desejar.
    [voltar às perguntas]


    Posso ter domínios de terceiro nível?

    Sim. Em alguns planos de alojamento poderá ser considerado um extra. Em outros planos de alojamento tem a possibilidade de configurar vários, sem problemas. É um processo simples que poderá fazer directamente através do seu painel de administração. Esses domínios de terceiro nível poderão apontar para directorias dentro do site.
    [voltar às perguntas]


    O que é um domínio "park"?

    Como o nome "indica", trata-se de um domínio que ficará "estacionado" no seu site. Como vimos antes, o seu site tem um domínio principal, mas poderá ter outros domínios "parqueados" ou "estacionados", que abrirão as mesmas páginas do site ou, se desejar, directorias existentes no site. A configuração de domínios "park" é feita pelo cliente directamente no painel de administração do site. Alguns planos de alojamento já incluem a possibilidade de "parquear" vários domínios enquanto que em outros poderá ser considerado um extra. Esses domínios poderão ter contas de e-mails diferentes do domínio principal e, ao serem configurados a apontar para directorias do site, poderão comportar-se quase como sites distintos, com algumas limitações.
    [voltar às perguntas]


    O que é um "domínio adicional"?

    É um domínio "park" que ficará a apontar para uma das directorias do seu site. Os visitantes, ao acederem por esse domínio, abrirão automaticamente o conteúdo da directoria respectiva. A configuração de "domínios adicionais" é feita pelo cliente directamente no painel de administração do site. Alguns planos de alojamento já incluem a possibilidade de ter vários "domínios adicionais" enquanto que em outros poderá ser considerado um extra. Esses domínios poderão ter contas de e-mails diferentes do domínio principal e, ao serem configurados a apontar para directorias do site, poderão comportar-se quase como sites distintos, com algumas limitações.
    [voltar às perguntas]


    O que é um "domínio de terceiro nível"?

    Um "domínio de terceiro nível" é um nome (ou domínio) que poderá escrever antes do seu domínio principal separado por um ponto. Veja o exemplo em FASTORE.pt. Aqui o ".pt" é o primeiro nível e "FASTORE" o segundo, ou principal. Para criar um domínio de terceiro nível poderá ser, por exemplo: xpto.FASTORE.pt. O "xpto" é o domínio de terceiro nível. Muito importante: para criar e alojar um domínio de terceiro nível nos nossos servidores será necessário que seja o legítimo proprietário do domínio de segundo nível, ou domínio principal. Alguns planos de alojamento já incluem a possibilidade de ter vários "domínios de terceiro nível" enquanto que em outros poderá ser considerado um extra. Os domínios de terceiro nível são configurados directamente pelo cliente através do painel de administração. Esses domínios poderão ter contas de e-mails diferentes do domínio principal e, ao serem configurados a apontar para directorias do site, poderão comportar-se quase como sites distintos, com algumas limitações.
    [voltar às perguntas]


    Posso ter domínios diferentes a apontar para directorias do meu site?

    Sim. São o que chamados de "domínios adicionais", ou seja, domínios "park" que ficará a apontar para uma das directorias do seu site. Os visitantes, ao acederem por esse domínio, abrirão automaticamente o conteúdo da directoria respectiva. A configuração de "domínios adicionais" é feita pelo cliente directamente no painel de administração do site. Alguns planos de alojamento já incluem a possibilidade de ter vários "domínios adicionais" enquanto que em outros poderá ser considerado um extra. Esses domínios poderão ter contas de e-mails diferentes do domínio principal e, ao serem configurados a apontar para directorias do site, poderão comportar-se quase como sites distintos, com algumas limitações.
    [voltar às perguntas]


    Como é que faço para colocar a minha página no servidor?

    A FASTORE permite vários tipos de acesso para transferir os seus ficheiros para o seu site. Poderá fazê-lo através de um programa (ou cliente) de FTP (File Transfer Protocol), através do Microsoft FrontPage, através do painel de administração ou via SSH (caso sua conta esteja habilitada a este tipo de acesso). Por razões de segurança não permitimos acessos por Telnet. Por favor verifique o tipo de acessos permitido nos planos de alojamento. Em alguns planos, certo tipo de acesso poderá ser considerado como extra. Com os dados de acesso ao seu site receberá instruções específicas sobre a forma de usar cada um dos acessos ao site que disponibilizamos.
    [voltar às perguntas]


    Posso ligar-me por FTP ao meu site através do browser?

    Sim, poderá ligar-se por FTP ao seu site através do browser. É muito simples. Apenas terá que abrir uma janela e digitar o seguinte: ftp://username@seudomíniocompleto. (substitua seudomíniocompleto pelo seu próprio domínio, como, por exemplo, ftp://user@FASTORE.pt). De seguida basta inserir a password correspondente ao username pretendido e já está. Bastará arrastar (ou copiar e colar) os ficheiros para o seu site.
    [voltar às perguntas]


    Já registei o meu domínio mas ainda não funciona?

    Normalmente demora entre 24 a 72 horas até que a propagação mundial do novo domínio esteja completa. Até lá poderá usar o endereço IP que recebeu com os dados de acesso ao seu site. Enquanto todo o processo de registo não ficar completo não poderá usar os e-mails compostos por esse domínio.
    [voltar às perguntas]


    Quais são os vossos servidores DNS (Name Servers)?

    Os nossos servidores DNS são os seguintes:

    Primário:
    DNS1.SERVIDORPT.COM
    77.91.200.101

    Secundário:
    DNS2.SERVIDORPT.COM
    77.91.201.102
    [voltar às perguntas]


    Posso usar os vossos servidores DNS?

    Sim. Gratuitamente, desde que o seu site tenha sido alojado nos nossos servidores ou o seu domínio tenha sido registado por nosso intermédio.
    [voltar às perguntas]


    Já estou ligado por FTP. Onde coloco as minhas páginas?

    Encontrará essa e outras importantes informações no e-mail que recebeu com os dados de acesso ao seu site. Vai depender do tipo de plano de alojamento que subscreveu. Em caso de dúvidas, por favor contacte o nosso serviço de suporte técnico.
    [voltar às perguntas]


    Posso aceder ao meu domínio com e sem o "www"?

    Poderá aceder das duas formas. A FASTORE configura os domínios de forma que com ou sem o www possa aceder ao seu site. Por exemplo, poderá aceder assim FASTORE.pt e assim http://www.FASTORE.pt/.
    [voltar às perguntas]


    Posso usar o meu site para serviços comerciais?

    Sim, sem problemas. Recomendamos mesmo que o faça. A Internet tem ficado cada vez mais eficiente e de baixo custo, tornando a informação cada vez mais acessível aos utilizadores. As perspectivas de negócio são imensas se utilizar correctamente este meio.
    [voltar às perguntas]


    Posso colocar "conteúdo para adultos" no meu site?

    Não. A FASTORE não permite esse tipo conteúdo nos seus servidores. Veja, por favor, as nossas regras e condições para o alojamento de sites.
    [voltar às perguntas]


    Posso subdividir e revender parte do espaço do meu site?

    Sim, pode criar directorias (por exemplo seudomínio.pt/seucliente) que poderá usar para oferecer espaços aos seus amigos e/ou a clientes desde que cumpram as nossas regras para o alojamento de sites. Poderá até configurar "domínios adicionais" ou "domínios de terceiro nível" para abrirem essas directorias.
    [voltar às perguntas]


    Posso registar domínios diferentes, com FTP independentes, usando o meu espaço?

    Sim. São o que chamados de "domínios adicionais", ou seja, domínios "park" que ficará a apontar para uma das directorias do seu site. Os visitantes, ao acederem por esse domínio, abrirão automaticamente o conteúdo da directoria respectiva e poderá aceder à mesma através de uma ligação FTP independente. A configuração de "domínios adicionais" e respectivos utilizadores é feita pelo cliente directamente no painel de administração do site. Alguns planos de alojamento já incluem a possibilidade de ter vários "domínios adicionais" enquanto que em outros poderá ser considerado um extra. Esses domínios poderão também ter contas de e-mails diferentes do domínio principal e, ao serem configurados a apontar para directorias do site, poderão comportar-se quase como sites distintos, com algumas limitações.
    [voltar às perguntas]


    Posso ter outros domínios que redireccionem o visitante para a página principal do site?

    Sim. Bastará configurar esses domínios como domínios "park", que, como o nome "indica", trata-se de domínios que ficarão "estacionados" no seu site. Como vimos antes, o seu site tem um domínio principal, mas poderá ter outros domínios "parqueados" ou "estacionados", que abrirão as mesmas páginas do site. A configuração de domínios "park" é feita pelo cliente directamente no painel de administração do site. Alguns planos de alojamento já incluem a possibilidade de "parquear" vários domínios enquanto que em outros poderá ser considerado um extra. Esses domínios poderão ter contas de e-mails diferentes do domínio principal e, ao serem configurados a apontar para directorias do site, poderão comportar-se quase como sites distintos, com algumas limitações.
    [voltar às perguntas]


    Vocês alojam páginas ASP e .NET?

    Sim, sem problemas nos nossos servidores Windows. Veja, por favor, os nossos planos de alojamento de sites.
    [voltar às perguntas]


    Vocês alojam páginas PHP?

    Sim, sem problemas. Tanto nos servidores Linux (recomendado) como nos servidores Windows. Veja, por favor, os nossos planos de alojamento de sites.
    [voltar às perguntas]


    Vocês suportam bases de dados MySQL?

    Sim, sem problemas. Tanto nos servidores Linux (recomendado) como nos servidores Windows. Veja, por favor, os nossos planos de alojamento de sites.
    [voltar às perguntas]


    Quais as diferenças entre servidores Linux e Windows?

    Basicamente as diferenças são poucas. Trata-se de dois Sistemas Operativos diferentes que desempenham muito bem as funções de alojamento de sites. Existem, no entanto algumas particularidades de um em relação ao outro. Por exemplo, o Windows corre tecnologia ASP, Access e .NET, enquanto que o Linux não. Também o Sistema Operativo Windows é um pouco mais caro que o Linux. Talvez por isso a maioria dos servidores de sites a nível mundial sejam Linux.
    Como veremos na questão seguinte, o facto de trabalhar em sua casa, ou no seu escritório, com um computador Windows, não torna necessário ter o seu site em servidor também Windows. Pode fazê-lo sem qualquer problema com um servidor Linux até porque não é necessário saber trabalhar com linguagem Linux. Os interfaces para trabalhar com Linux ou com Windows são similares.
    [voltar às perguntas]


    Uso um computador Windows. Tenho que alojar o site em servidor Windows?

    Não. O facto de trabalhar em sua casa, ou no seu escritório, com um computador Windows, não torna necessário ter o seu site em servidor também Windows. Pode fazê-lo sem qualquer problema com um servidor Linux até porque não é necessário saber trabalhar com linguagem Linux. Os interfaces para trabalhar com Linux ou com Windows são similares.
    [voltar às perguntas]


    É necessário ter conhecimentos de Linux para alojar o site em servidor Linux?

    Não. A FASTORE disponibiliza um interessante painel de administração aos clientes, muito fácil de usar, não tornando, por isso, necessário conhecer linguagem Linux para alojar o site em servidor Linux. A parte que interage com o cliente é idêntica quer se trate de um servidor Linux quer se trate de um Windows.
    [voltar às perguntas]


    Que tipo de painéis de administração usam?

    Essencialmente usamos o cPanel e o Plesk. Estes dois painéis são os mais usados em toda a Internet com garantias e provas dadas no que diz respeito à fiabilidade e à eficácia. Os nossos painéis estão em português. A FASTORE verifica e actualiza os painéis de administração de todos os sites por razões de optimização e de segurança.
    [voltar às perguntas]


    Quais as diferenças entres painéis de administração cPanel e Plesk?

    No caso da FASTORE, usamos os painéis cPanel exclusivamente nos servidores Linux e os painéis Plesk exclusivamente nos servidores Windows. São ambos painéis completos que permitem ao cliente uma óptima e fácil administração do site.
    [voltar às perguntas]


    Perdi a minha password cPanel. O que devo fazer?

    Para recuperar ou alterar a password (palavra-passe) de acesso ao seu painel de administração cPanel, por favor siga os seguintes passos:

    Aceda ao seu painel de administração através do seguinte endereço:

    http://seudomíniocompleto/cpanel
    (substitua seudomíniocompleto pelo seu próprio domínio, como, por exemplo, xpto.com)

    Quando surgir o quadro a solicitar o login e a password, escolha a opção "cancelar".
    Depois, já na área de entrada do painel de administração cPanel, à frente de:

    "If you have lost your password, you can reset it by entering your username:"

    escreva aí o seu login (utilizador) principal de acesso. Depois confirme em "clickig here".

    Receberá no endereço de e-mail registado no painel de administração uma mensagem com as instruções a seguir para alterar a password de acesso ao seu painel de administração.
    Depois é só aceder ao endereço que aparece à frente de "NON-SSL:", na mensagem que vai receber por e-mail. A sua nova password será a que aparece à frente de "Your password has been changed to:".
    Se o seu endereço de contacto foi alterado, por favor contacte o departamento comercial durante o horário de expediente para saber como pode alterar os seus contactos junto da FASTORE.
    [voltar às perguntas]


    Perdi a minha password Plesk. O que devo fazer?

    Contacte, por favor, o departamento de suporte técnico indicando o seu domínio. Será atribuida uma nova password eenviada para o endereço registado no painel de administração.
    [voltar às perguntas]


    Não sei construir o meu site. O que posso fazer?

    Poderá contactar um "web designer" ou uma empresa que proceda a esse tipo de serviços. Se desejar, poderá contactar o nosso departamento comercial que o ajudará a encontrar uma empresa profissional nessa área.
    [voltar às perguntas]


    Como é que configuro os meus e-mails?

    Através do painel de administração. Bastará aceder à área de configuração de e-mails. Como está tudo em português, é muito fácil e simples ir seguindo as instruções existentes nessa área.
    [voltar às perguntas]


    Qual é o meu servidor POP3 (servidor de correio a receber)?

    Será o seu próprio domínio sem nada antes (nem www nem pop). Por exemplo: domínio.pt.
    [voltar às perguntas]


    Qual é o meu servidor SMTP (servidor de correio a enviar)?

    Será o seu próprio domínio sem nada antes (nem www nem smtp). Por exemplo: domínio.pt.

    No entanto a FASTORE recomenda aos clientes que utilizem, quando possível, os endereços dos servidores SMTP das empresas que usam para aceder à Internet.
    [voltar às perguntas]


    Como é que configuro as contas de e-mail no meu Outlook Express?

    Por favor siga as seguintes instruções:

    1. Em «Ferramentas» escolhe «Contas»;
    2. Escolhe «Adicionar» e depois «Correio»;
    3. No primeiro campo que aparece escreve o seu nome ou outra referência que queira dar ao e-mail e confirma em «seguinte»;
    4. Confirma em «Já tenho um endereço...», escreve seu endereço de e-mail e confirma em «seguinte»;
    5. Deixa ficar a opção «POP3» e escreve em servidor de correio a receber o seu domínio (sem o www.).
    6. Em servidor de correio a enviar, «SMTP», escreve o endereço do Servidor SMTP da empresa que lhe presta o serviço de acesso à Internet (ISP) (exemplos: smtp.clix.pt, smtp.novis.pt, etc). Deverá obter essa informação junto do seu ISP. Caso a empresa que lhe presta o serviço de acesso à Internet não fornecer um endereço para o SMTP, poderá escrever aí o seu domínio (sem o www.). Depois de preenchidos os dois campos confirma em «seguinte»;
    7. Escreva o nome da conta (utilizador ou user) seguido de @seudomínio.com (substitua seudomínio.com pelo seu próprio domínio completo sem o www).
    8. No local da palavra-passe (ou password) escreva a que a palavra-passe que escolheu quando criou a conta de e-mail. Poderá alterar as palavras-passe de todas as contas de e-mail sempre que desejar. Para isso basta ir ao seu painel de administração e alterar a palavra-passe da conta.
    9. Confirme em «seguinte» e depois em «Concluir».

    Já está. Se estiver correctamente ligado à Internet e se o seu domínio estiver registado e propagado na rede mundial já poderá receber e enviar e-mails através dessa nova conta de e-mail.
    [voltar às perguntas]


    Posso fazer spam através dos vossos servidores?

    Não. A FASTORE leva muito a sério a sua política anti-spam.
    Os servidores FASTORE não podem ser origem, intermediários, ou endereço de destino envolvido na transmissão de "Spam" ou de "bombas" por correio electrónico e o domínio/site e/ou a conta de e-mail do Cliente não pode ser referido como origem, intermediário, ou estando envolvido no indicado acima. A FASTORE considera "Spam" todo o e-mail comercial (UCE) não solicitado (UBE) nos media dos newsgroup, nos faxes, e nos e-mail.
    Se a conta de alojamento do Cliente estiver envolvida em actividades de "Spam", a FASTORE reserva-se no direito de, imediatamente e sem aviso, suspender o Serviço de Alojamento. A FASTORE reserva-se no direito de recusar ou cancelar contas a "spammers" conhecidos bem como de determinar quem viola esta política.
    Consulte, por favor as nossas regras e condições.
    [voltar às perguntas]


    Os vossos servidores têm anti-vírus?

    Sim, todos os nossos servidores têm sistemas de protecção anti-vírus. Nos planos de alojamento Windows deverá ser o cliente a activar o serviço na conta de e-mail respectiva através do painel de administração.

    A FASTORE recomenda que tenha um bom e sempre actualizado sistema de anti-vírus no seu computador. O facto de ter anti-vírus no servidor não deve justificar a inexistência de um no seu computador pessoal.
    [voltar às perguntas]


    Os vossos servidores têm anti-spam?

    Sim, todos os nossos servidores têm sistemas de protecção anti-spam. Deverá ser o cliente a activar o serviço na conta de e-mail respectiva ou e todas as contas de e-mail através do painel de administração.
    [voltar às perguntas]


    Vocês fornecem serviço de acesso à Internet?

    Não. De momento não prestamos esse tipo deserviço.
    [voltar às perguntas]


    Os vossos servidores suportam bases de dados Access?

    Sim, os nossos servidores Windows suportam esse tipo de tecnologia.
    [voltar às perguntas]


    Que tipo de servidores vocês usam?

    Usamos servidores Asus (AS-AP140R-E1A), 1U, P4 3GHz (ou superior) 800FSB 1 MB, Chipset Intel E7210, 1 ou 2 GB DDR ECC REGRam, com dois discos 160GB SATA (8MB) e controlador RAID 1 SATA em Hot Swap.
    [voltar às perguntas]


    Onde estão alojados os vossos servidores?

    Todos os nossos servidores estão em Braga, Portugal, em sala devidamente infra-estruturada, dotada de ar condicionado, energia eléctrica redundante e condições de segurança elevadas que proporcionam um ambiente totalmente controlado, ideal para o alojamento dos servidores. A FASTORE assegura uma elevada protecção da integridade física das máquinas e a disponibilidade do seu funcionamento com um nível dificilmente alcançado noutras instalações.

    Sabia que,

    - Porque os nossos servidores estão em Portugal, não é obrigado a pagar tráfego internacional para aceder ao seu site e aos seus e-mails?
    - Porque os nossos servidores estão em Portugal, os seus clientes não são obrigados a pagar tráfego internacional para aceder ao seu site?
    - Porque os nossos servidores estão em Portugal, o acesso ao seu site e aos seus e-mails é feito de forma muito mais rápida?
    - Porque trabalhamos com o painel de administração cPanel e Plesk, tem uma infinidade de configurações para os seus clientes e para os seus revendedores, incluindo anti-spam e anti-vírus?
    [voltar às perguntas]


    Qual a necessidade de ter IP próprio no meu site?

    Nos alojamentos com IP próprio poderá registar um certificado para servidor seguro com o seu domínio. Nos alojamentos sem IP próprio não é possível registar um certificado para servidor seguro com o seu domínio. Nos alojamentos com IP próprio poderá trabalhar com o FTP anónimo. Nos alojamentos sem IP próprio não poderá trabalhar com o FTP anónimo. Nos alojamentos com IP próprio poderá publicar o seu site com o FrontPage enquanto o registo/transferência do domínio não está completo. Nos alojamentos sem IP próprio será necessário aguardar primeiro o completo registo/transferência do domínio para poder publicar o site. Caso use um FTP isso já não se aplica, pois poderá publicar ambos com o IP sem problemas. Na realidade o IP próprio não é muito necessário no serviço de alojamento. O sei site funcionará normalmente com ou sem IP próprio.
    [voltar às perguntas]


    O vosso suporte técnico funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana?

    Sim, por e-mail e/ou por helpdesk. A FASTORE tem um serviço de turnos rotativos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os pedidos de suporte técnico recebidos por e-mail ou pelo helpdesk são respondidos no prazo máximo de 4 horas. Normalmente as respostas são enviadas em menos de uma hora. Nos dias úteis, durante o horário de expediente, os clientes podem contactar o suporte técnico através do telefone (pela linha fixa ou pelo número único nacional). Veja, por favor, a nossa área de contactos.
    [voltar às perguntas]


    Em caso de problemas técnicos o que devo fazer?

    Contactar, por favor, o nosso serviço de suporte técnico.
    [voltar às perguntas]


    Que tipo de condições existem para alojar o meu site na FASTORE?

    Algumas. Não são permitidos sites com conteúdo para adultos, não são permitidas actividades de spam através dos servidores da FASTORE nem scripts ou programas que causem problemas aos servidores. Veja, por favor, as nossas regras e condições.
    [voltar às perguntas]


    A Servidorpt Systems - SERVIDOR-PT.COM - está relacionada com a FASTORE?

    Sim. Trata-se de uma marca de Name Servers (DNS) "branca", que pode ser usada por todos os que desejarem de forma a não ser revelada a principal empresa fornecedora do serviço. Esta marca é muito útil especialmente se trabalha com revendedores. Neste momento os servidores DNS SERVIDOR-PT.COM, SERVIDORPT.COM, SERVIDOR-PT.NET e SERVIDORPT.NET são os que mais sites alojam em Portugal sendo usados por inúmeras empresas de alojamento.
    [voltar às perguntas]


    Mudei os meus contactos. Devo avisar a FASTORE?

    Sim, é muito importante que o faça. Poderá aceder directamente à sua área de clientes e ao painel de administração e alterar o e-mail de contacto. Caso pretenda poderá enviar-nos os novos contactos por e-mail fazendo sempre referência ao domínio.
    [voltar às perguntas]


    Como posso proceder a um pagamento?

    por tranferência bancária, com o NIB: 0036 0101 99100040449 66. Não esqueça de, após o pagamento, comunicar o mesmo através e-mail.
    [voltar às perguntas]


    Como posso aceder aos meus e-mails através do Webmail?

    Se o seu plano de alojamento é um Linux/cPanel, aceda pelo seguinte endereço:

    www.seudomíniocompleto/webmail
    (substitua seudomíniocompleto pelo seu próprio domínio, como por exemplo: www.xpto.pt/webmail)

    Se o seu plano de alojamento é um Windows/Plesk, aceda pelo seguinte endereço:

    webmail.seudomíniocompleto
    (substitua seudomíniocompleto pelo seu próprio domínio, como por exemplo: webmail.xpto.pt).
    [voltar às perguntas]

.:. Copyright © 2008 Fastore .:. Todos os direitos reservados .:.